
MISSÃO AMAZON FOREST
DIFICULDADES
Problemas como narcotráfico, extração ilegal de madeira e tráfico de armas, entre outros, são alguns dos desafios enfrentados pela Polícia Federal, pelas Forças Armadas e pelo Ibama nas fronteiras brasileiras na Amazônia

MISSÃO & DIFICULDADES.
O desmatamento, as queimadas, a garimpagem, o agropastoreio e a biopirataria representam os principais problemas ambientais enfrentados pelo bioma amazônico. O conjunto formado por essas ações devastadoras é responsável por graves mudanças climáticas em todo o planeta, como o aquecimento global.
Existe hoje uma maior dispersão do desmatamento na Amazônia, com aumento da incidência em áreas cada vez menores, enquanto a infraestrutura e as motivações econômicas que incentivam perversamente a destruição de florestas continuam a mudar continuamente a dinâmica da região.
A discussão deve contemplar questões como manejo sustentável de recursos como pesca, madeira e frutos, a oferta de infraestrutura para seus habitantes na região que concentra 20% de água doce de toda a Terra, 30% da população não tem acesso à água potável e 87% vive sem coleta de esgoto.

DESAFIOS DA VIDA SELVAGEM.
Os povos e comunidades tradicionais da Amazônia encontram na caça, pesca e no extrativismo fonte de alimentação e renda. Além disso, alinham a esse modo de vida conhecimentos tradicionais que contribuem para a conservação do bioma e, assim, para a manutenção dos serviços ecossistêmicos.
Habitantes tradicionais da floresta amazônica – índios, seringueiros, castanheiros etc. – que baseiam seu modo de vida na extração de produtos como a borracha, a castanha, a balata, os óleos vegetais e outros. Além disso, dedicam-se à caça e à pesca não predatória, bem como à agricultura de subsistência.
A cultura alimentar dos Amazônidas representados pelos índios e ribeirinhos aliada rica biodiversidade presentadas por frutas, frutos, sementes, folhas entre outros ricos nutricionalmente e ao mesmo tempo refletem a questão sociocultural desses povos da floresta tais como a mandioca e o milho.
